segunda-feira, 9 de abril de 2018

A segunda página do Jornal alusivo aos 30 anos do CEEBJA, expôs sobre os projetos do CEEBJA e a Coluna da Cidadania.

Projetos Desenvolvidos

Muitos projetos já foram executados em nosso colégio, vamos dar destaque a três deles que estão acontecendo no momento.


“Aqueça seu irmão”

Em todo começo de ano letivo inicia o projeto, coordenado pela professora Alice Stori Lopes, "Aqueça seu Irmão". Este já é o nono ano em que o projeto é realizado.

A participação é voluntária e todos são convidados. Pode-se participar de várias formas:

  • Doando novelos de lã; 
  • Tricotando ou crochetando os quadradinhos para a  montagem das mantas; ou 
  • Ajudando na montagem das mantas. 
Logo após a confecção, as mantas multicoloridas são repassadas a Irmã Rosa, Coordenadora da Pastoral da Criança de nossa cidade, que distribui à famílias carentes, previamente cadastradas.

A participação é um ato de amor para com o irmão necessitado. Em nossa comunidade as Agentes educadoras têm colaborado com muita dedicação; também participam professores e alunos. Todos podem colaborar e para isso basta entrar em contato com a professora Alice.

O amor dedicado a outrem demonstra o quanto você ama a si mesmo!

"Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que este não existe." (Marcos 12:31)




"Cidadania e Direitos Humanos - uma proposta formativa para a EJA - Educação de Jovens e Adultos"



É o projeto da professora Mônica Lobo de Athayde, pedagoga do CEEBJA. O projeto visa contribuir para a formação de Cidadãos mais conscientes e participativos.

Serão desenvolvidas oficinas com temas relacionados aos Direitos Humano e ao exercício da cidadania, baseando-se na metodologia dialógica do educador Paulo Freire.

Neste Sentido, além da disseminação de informações, serão feitos debates e propostas de atividades vivenciais a fim de estimular a participação efetiva e a transformação individual e coletiva.


“Mercado de Pulgas”



É um trabalho com o objetivo de desenvolver habilidades que se fazem presentes no cotidiano dos alunos e não são trabalho de forma curricular.

A Atividade prevista no projeto permite a participação de familiares e outros representantes da

comunidade, promovendo integração entre esta e a escola. 


A necessidade de se desenvolver esse tipo de atividade é resultante da atual situação econômica que contribui para o aumento dos problemas ambientais.

O projeto baseia-se em dois pontos principais: desenvolver a consciência para evitar e reduzir o lixo e para diminuir o consumismo.

Como funciona? Os alunos, professores e funcionários trazem objetos usados para vender ou trocar durante o dia marcado para esse fim.

Deve-se ter a consciência de que muitos objetos ainda podem ser usados ou até mesmo por outro interesse, e, que a venda deles contribui para a proteção ambiental e ainda traz um retorno financeiro.


“PROJETO PAISAGÍSTICO”



Este projeto desenvolverá um trabalho paisagístico no CEEBJA envolvendo toda a comunidade escolar.

Mais especificadamente para incentivar o trabalho interdisciplinar no colégio; promovendo a prática de educação ambiental e com isso transformar a área ociosa da escola em espaço de lazer e de estudos.

Outro objetivo é a implantação de canteiros para verduras e legumes, um horto de plantas medicinais e um espaço para compostagem dos resíduos orgânicos da escola.

Coluna da Cidadania

Nos dias 28 e 29 de março, durante a semana comemorativa dos 30 anos do CEEBJA aconteceu as oficinas de Direitos Humanos e Cidadania; Direitos Humanos, Cidadania e a Participação Social, na qual foi produzido com uma simples garrafa pet de um e meio a dois litros, uma armadilha que retira do ambiente as futuras gerações de mosquitos inclusive o Aedes aegypti.









01 de abril, ainda na mesma semana, os alunos receberam os "folders" com a finalidade de disseminar as ideias para evitar a proliferação de mosquitos. A intenção é que essa ação seja ampliada e atinja o maior número de pessoas possível.









E no sábado uma atividade educativa com panfletagem, pela manhã, na Avenida Horácio Klabin, com a participação dos professores e alunos do colégio.



__________________________________________

Todos os dias da semana dos 30 anos, houve exposição de cartazes, frases e um lanche especial para os alunos e professores.