CONECTADOS


O CEEBJA possui uma relação com as TDIC que busca o desenvolvimento da cultura digital por meio do acesso democrático às tecnologias.

A tecnologia hoje está cada vez mais presente na vida das pessoas seja nas casas, nas empresas ou clubes, sendo que a sociedade como um todo está se tornando informatizada de forma que os diferentes tipos de mídias como rádio, TV, telefone, fax, vídeo, computador e Internet tornam-se potenciais disseminadores de culturas, valores e padrões sociais de comportamento. Cada vez mais o ser humano cria dependências pelos recursos eletrônicos, que passam a coexistir no dia a dia de todos.

A sociedade tem uma grande dívida social com boa parte da população de baixa renda e a inclusão social dessa parcela da população brasileira precisa de políticas públicas afirmativas que se reflitam no resgate da cidadania e na equalização dos jovens e adultos que, por motivos diversos, não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade adequada.

Num mundo cada vez mais informatizado ignorar a exclusão de determinados grupos sociais do processo de informatização é relega-los a um processo de expansão da exclusão social e ampliação do quadro de desigualdades existentes em nosso país. As desigualdades digitais reproduzem e reforçam as existentes na sociedade brasileira.

A inclusão digital nada mais é do que a possibilidade de acesso dos cidadãos de uma sociedade às tecnologias de comunicação e informação, que incluem, entre outras, os computadores e serviços de internet.

Mas a Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um indivíduo incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.

Neste sentido, o ano de 2017, foi desenvolvido um Projeto de Inclusão Digital que objetiva contribuir para o exercício da cidadania proporcionando aos alunos da EJA, o acesso e o domínio dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.

A inclusão digital, é uma ferramenta para melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. Ocorre que. Incluir digitalmente, não significa apenas disponibilizar tablets, computadores e outros recursos tecnológicos às pessoas, mas fazer com que as utilizem de uma forma produtiva e transformadora, de forma que implique na melhoria das condições de vida dessas pessoas.

É fundamental ainda que a inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência. Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, e assim produzir e disseminar conhecimento.

A capacitação dos alunos da EJA dentro do Projeto de Inclusão Digital é feita a partir do desenvolvimento de noções básicas de informática utilizando para tal, os recursos tecnológicos como uma ferramenta pedagógica.

O projeto também busca a requalificação profissional dos alunos ampliando a sua formação escolar e inserindo -os no mundo digital.Neste sentido, as atividades propostas buscam exercitar a potencialidade dos alunos no que diz respeito ao raciocínio lógico, aspectos cognitivos e de memória contribuindo para a sua educação digital .Observou-se no decorrer do projeto que houve um aumento da auto estima e a confiança por parte do aluno da EJA devido ao uso do computador e de outros instrumentos digitais.


________________________________________________________________________________

Postagens relacionadas