NOSSA ESCOLA

Partindo de um levantamento do grau de escolaridade da população de nosso município principalmente na área fabril, foi considerado que uma alta porcentagem não detinha apropriação dos conhecimentos relativos ao ensino fundamental, pelos mais diversos motivos.

Isto posto, um grupo de professores, liderados pela Profª Maria da Piedade Solak, preocupados com a não qualificação daquela população para o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, buscou uma solução que revertesse a situação constatada, através de uma escola que oportunizasse frequência compatível com o turno de trabalho, valorizasse a experiência pessoal com conteúdos afetos a ela e respeitasse o ritmo individual de aprendizagem.

Assim, em 03 de março de 1986, iniciavam-se as atividades do NAES – Núcleo Avançado de Estudos Supletivos de Telêmaco Borba, com oferta do Ensino Fundamental Fase II e Exames de Equivalência (referente ao Ensino Fundamental Fase I).

Para atender à crescente demanda, constatada através dos Exames de Equivalência, o NAES passou a ofertar estudos correspondentes ao Ensino Fundamental Fase I.

Através de uma segunda pesquisa, foi constatada a necessidade de se oferecer a essa população o Ensino Médio, indispensável não só para aqueles que tinham por objetivo o Ensino Superior, mas também para os que precisavam ingressar ou permanecer no mercado de trabalho.

Foram várias as nomenclaturas da escola: NAES, CES (Centro de Estudos Supletivos), CEAD (Centro de Educação Aberta, Continuada, à Distância), CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos), e em homenagem à importante professora do município, Profª Ronilce Aparecida Gallo Mainardes.

Hoje o CEEBJA Profª Ronilce A. G. Mainardes está localizado na Avenida Presidente Kennedy, 900. Atende uma população amplamente diversificada e distribuída não só na região central, bem como nos bairros, zona rural e municípios vizinhos, ofertando Ensino Fundamental Fase II e Ensino Médio, num total de aproximadamente 970 alunos.