sexta-feira, 17 de março de 2017

"... quando pensamos nos alunos da EJA, consideramos que se trata de um grupo com especifidades que precisam ser conhecidas e respeitadas pelos professores.

Mônica Lobo de Athayde
Pedagoga do CEEBJA
A importância de conhecer o perfil do aluno da EJA.

A efetividade da atividade educativa está relacionada á sua capacidade de atender da maneira mais plena ás demandas e anseios do grupo a que se destina.

Assim, quando pensamos nos alunos da EJA, consideramos que se trata de um grupo com especifidades que precisam ser conhecidas e respeitadas pelos professores.

O professor da EJA traça o perfil da sua turma e a partir daí, busca ampliar as suas habilidades por meio de intervenções pedagógicas adequadas e embasadas teórica e tecnicamente pela formação continuada.

Neste sentido, a formação continuada do professor da EJA deve considerar a ampliação de aspectos como: a comunicação, relação interpessoal e liderança, a fim de criar um ambiente positivo para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.

Sobre a comunicação, esta é fundamental na abertura de caminhos para a troca e a construção dos conhecimentos por meio do diálogo constante e participativo.

A relação interpessoal na EJA além de considerar a diversidade e pluralidade sócio- cultural dos alunos, busca no respeito e no acolhimento de todos, a inclusão acadêmica e social do aluno.

O professor da EJA enquanto líder é uma referência significativa para os seus alunos e isto demanda por parte do mesmo, uma postura inspiradora e comprometida com o crescimento do seu aluno.

Por isso é importante para o professor da EJA buscar formas para conhecer os seus alunos, suas histórias e necessidades para posteriormente, planejar a atividade educativa de forma mais produtiva e coerente.

A educação deve garantir ao aluno da EJA o amplo acesso ao conhecimento e contribuir efetivamente para a sua transformação pessoal e social. Para tanto, é preciso acreditar nas possibilidades que todos possuímos e garantir uma educação de qualidade capaz de preparar verdadeiros cidadãos e agentes das transformações que tanto sonhamos...

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Outros artigos de Mônica Lobo!                                             Leia também!



A decisão de voltar a estudar e o aluno da EJA -  Educação de Jovens e Adultos. Dentre as características da Educação de Jovens e Adultos...

Dialogando na Educação de Jovens e Adultos todos podem aprender. No caso da Educação de Jovens e Adultos, o diálogo entre ...

A importância do CEEBJA em minha vida. Lilian Bittencourt Mainardes Devido a tantas dificuldades que o

-----------------------------------------------------------------------------------------