segunda-feira, 2 de abril de 2018

Abraçando a oportunidade - Uma experiência maravilhosa

Meu nome é Vanilda, tenho 42 anos. É com muito prazer que irei contar um pouquinho da minha história para vocês.

Parei de estudar muito cedo, estava cursando a sétima série do Ensino Fundamental, tinha apenas 12 anos, e com essa idade comecei a trabalhar como babá. 

Sempre trabalhando, a partir de então, não estudei mais e o tempo passou.

Com 16 anos casei. Tive 3 filhos, uma bênção de Deus em minha vida, voltar aos estudos ficou impossível. Esperei meus filhos crescerem e com a idade avançando retornei aos estudos no CEEBJA de Telêmaco Borba.

Concluí o Ensino Fundamental e em seguida o Ensino Médio, confesso que neste demorei um pouco para terminar. E em 2017 com muito orgulho me formei.



Foi uma experiência de estudos maravilhosa, pois sempre fui bem recebida por todos os professores, direção e funcionários do colégio; fiz muitas amizades.

O CEEBJA é excelente, tenho muito orgulho em dizer que concluí os meus estudos nesse colégio, onde recebi a oportunidade de prosseguir com meu sonho.




Sonho esse de cursar uma faculdade. Terminei os estudos no dia 5 de julho de 2017, e no dia 19 do mesmo mês e ano, iniciei o curso de pedagogia. 

E não foi fácil as críticas vieram de todos os lados. Uma delas foi: “Porque fazer um curso com essa idade? Pare com isso, já é tarde.” Mas para a minha felicidade ouvi muitos elogios principalmente da minha família, onde tenho dois grandes incentivadores: meu filho e minha filha. Ele se formou em dezembro de 2017 em engenharia química e ela está fazendo o mesmo curso.

Vibram com minhas notas, me apoiam incansavelmente. Posso dizer que sou uma mulher realizada.

Deixo um recado a vocês meus amigos, principalmente às mulheres, prossigam com os seus sonhos, seus objetivos; não deixem-se desanimar; sei que conciliar casa, filhos, trabalho e estudos não é fácil, mas nada é vem de graça nesta vida; tudo requer esforço e dedicação. Por isso nunca desistam de melhorar e ter uma qualificação profissional, isso é importante para nossa vida, até para aumentar nossa autoestima.

A palavra que eu deixo para vocês é: “mulheres e homens que estão lutando com seus estudos, jamais parem, jamais se acomodem; sigam em frente, procurem levar seus estudos sempre a diante. Façam um curso técnico ou superior, ou outro, o importante é não parar; sigam suas vontades, independente de terem apoio ou não.”

A qualificação depende de cada um querer ou não!

Abraços, 

Vanilda Melo.


Veja mais fotos no Facebook

Texto elaborado por Vanilda Oliveira da Silva de Melo; editado e publicado por Edino Spada.
Fotos: Edino Spada.