segunda-feira, 21 de março de 2022

O retorno de aluno para a escola deve ter um acolhimento diferente permeado com receptividade, diálogo e estimulação...

A Aprendizagem e o Recomeço

A decisão de retomar os estudos é algo marcante na vida do aluno adulto pois envolve vários aspectos que levam este público a temer ou adiar este momento por muitas razões. No caso dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) ela é significativa pois muitos trazem consigo, uma história de privação de acesso à Educação por razões econômicas e ou sociais e por vezes também um histórico de fracasso escolar decorrente de problemas de aprendizagem que impactam diretamente na decisão de voltar para a escola e aprender.

Assim, o retorno de aluno para a escola deve ter um acolhimento diferente permeado com receptividade, diálogo e estimulação para que o aluno se sinta como parte do ambiente escolar e tenha na figura do professor, um referencial de acesso e mediação do conhecimento.

O ambiente escolar deve valorizar e respeitar a diversidade e a pluralidade de sujeitos característica da escola de adultos adotando condutas que tenham a flexibilidade e adequação necessária considerando as especificidades do alunado da EJA.

A postura do docente da EJA deve ser de acolhida, compartilhamento dos saberes e sintonia com as demandas de seu grupo sempre com: diálogo, escuta atenta e propostas metodológicas que proporcionem a aprendizagem ativa e  transformadora por parte dos alunos.

O processo de aprendizagem na EJA é construído diariamente por meio de uma atividade educativa contextualizada e trabalhada de maneira reflexiva e interpretativa.

O objetivo da aprendizagem do aluno adulto possui uma conotação formativa indo além do aspecto informacional, ou seja, o aluno adulto aprende para aplicar os conhecimentos na sua vida cotidiana de maneira prática.

Desta forma, podemos afirmar, que a aprendizagem do aluno adulto acontece a partir do momento em que este decide recomeçar os estudos.

O recomeço da atividade educativa na EJA é um ponto de partida que deve ser encarado como uma nova oportunidade de ter acesso ao conhecimento. Nesta etapa, o saber é enriquecido com a maturidade da vida trazendo a perspectiva de transformação individual e coletiva.

Recomeçar é dar mais uma oportunidade e acreditar que tudo pode ser melhorado e a realidade transformada e por isso caminha junto com a aprendizagem.

Mônica Lobo de Athayde - Pedagoga do CEEBJA Prof. Ronilce A. G. Mainardes