quarta-feira, 27 de maio de 2020

A ação do professor da EJA deve ser de acolhida para entender as dificuldades e necessidades de seus alunos e proporcionar-lhes acesso ao conhecimento de maneira significativa.

Educação acolhedora na Educação de Jovens e Adultos.(EJA)


A Educação tem na sua essência, um sentido humanitário e transformador e por isso, vai muito além da transmissão de conteúdo.

No caso da Educação de Jovens e Adultos, a interação e a relação professor e aluno quando bem conduzidas, podem dinamizar e enriquecer o ensino e consequentemente melhorar a aprendizagem.

Neste sentido, o professor da EJA ao fazer o planejamento de suas aulas, precisa começar procurando conhecer a sua turma, identificando as características, demandas, fragilidades para buscar as metodologias mais adequadas e efetivas para a sua prática educativa.

É certo que além da metodologia de trabalho, é fundamental também estabelecer um canal de comunicação com os alunos onde o respeito e o acolhimento devem estar presentes.

O aluno da EJA precisa sentir na atividade educativa, dignidade e respeito elementos que contribuirão para a sua evolução e superação dando-lhe condições para buscar a sua autonomia por meio da construção do conhecimento com a medição do professor.

Assim a ação do professor da EJA deve ser de acolhida para entender as dificuldades e necessidades de seus alunos e proporcionar-lhes acesso ao conhecimento de maneira significativa.

Neste contexto, a EJA requer uma Educação ampla, contextualizada, problematizada visando uma formação crítica e de qualidade para o seu alunado.

Quanto mais o professor de EJA for receptivo para esta Educação acolhedora e aberto para ouvir o seu grupo, melhores serão os resultados da sua atividade que além de respeitar o aluno o estimulará a superar-se.

A participação dos alunos da EJA no processo educativo precisa ser valorizada e intensa para gerar a troca de saberes e vivências o que trará resultados positivos compartilhados tanto pelo educador quanto pelo educando.

Não podemos esquecer que a atividade educativa é um caminho de duas mãos e por isso é importante refletir e ressignificar a prática educativa para torná-la cada dia mais acolhedora, relevante e transformadora!

Mônica Lobo de Athayde Pedagoga do CEEBJA