quinta-feira, 5 de abril de 2018

"...ensinar não se limita a transmitir mecanicamente conhecimentos, pois se trata de um processo de formação do indivíduo..."







Metodologia de ensino na EJA: buscando o melhor caminho

Pensar a Educação na EJA num sentido mais amplo é estar diante do inadiável desafio de ensinar alunos adultos, tornando-os sujeitos do seu processo de construção do conhecimento.

A busca de uma prática educativa que além do acesso á informação confira autonomia e participação social cidadã aos alunos, requer uma ampla reflexão, ações planejadas, bem como, abertura para mudanças.

Assim, ao revermos como educamos, retomamos os nossos objetivos enquanto educadores, mas também, nos deparamos com problemas que são recorrentes na Educação tais como: a evasão escolar onde destacamos o importante papel da ação do professor para reverter esta situação implementando metodologias adequadas para os alunos que estimulem e qualifiquem a sua aprendizagem .

A análise do processo de ensinar e aprender na EJA demanda uma investigação mais profunda a fim de buscar as causas para os problemas de aprendizagem e os melhores caminhos para um ensino de qualidade.

Muitas vezes o professor na sua prática diária devido a falta de metodologias de ensino adequadas, compromete a qualidade do ensino contribuindo para o fracasso escolar.

Para o professor tudo começa com o conhecimento da sua realidade, perfil da turma, demandas e dificuldades para a partir deste quadro referencial, planejar e projetar os caminhos a serem percorridos para ensinar.

Cabe ao professor, conhecer a sua realidade e buscar o desenvolvimento de metodologias de ensino mais ativas e contextualizadas a fim de conferir significado àquilo que ensina aos seus alunos e assim obter melhores resultados.

Ressaltamos que ensinar não se limita a transmitir mecanicamente conhecimentos, pois se trata de um processo de formação do indivíduo e da sua capacidade de construção do conhecimento e para tanto, é preciso acreditar naquilo que se faz.

Mônica Lobo de Athayde
Pedagoga do CEEBJA
Texto elaborado pela Pedagoga Mônica Lobo de Athayde. 
Fotografia, edição e postagem por Edino Spada