sexta-feira, 30 de setembro de 2016

...as expectativas fazem parte da nossa vida de maneira constante, mas será que pensamos sobre as expectativas e os seus impactos?

Expectativas sobre a Educação na EJA

Quando pensamos no significado do termo expectativa, estamos diante do desafio de algo que está por vir o que nos deixa por vezes ansiosos, mas também esperançosos.
Neste sentido, as expectativas fazem parte da nossa vida de maneira constante, mas será que pensamos sobre as expectativas e os seus impactos?
Sobre a Educação para jovens e adultos, as expectativas tanto para o aluno como para o professor, estão relacionadas com o significado para ambos do que representa aprender e ensinar.
O aluno na EJA traz consigo uma bagagem de vivências e espera aprender para: reconstruir a sua trajetória de aprendizagem, superar obstáculos, descobrir potencialidades e a partir daí, buscar novas e melhores possibilidades para a sua vida pessoal e profissional.
Ocorre que geralmente o aluno adulto independentemente da sua história de vida e consciente dos desafios a serem enfrentados, valoriza a oportunidade de aprender, projetando expectativas positivas sobre o seu futuro.
Mas as expectativas do aluno muitas vezes são colocadas á prova devido ás suas dificuldades de aprendizagem e problemas pessoais que podem levá-lo até mesmo a desistir da educação formal.
Assim é importante que a educação na EJA reflita e trabalhe sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos, visando a sua superação por meio da educação de qualidade e da confiança.
O aluno adulto mais confiante em si e na sua capacidade de aprender tem expectativas mais positivas que o motivam a persistir e prosseguir.
Ocorre que o professor da EJA que conhece e respeita as características do aluno adulto, tem as suas expectativas focadas na formação dos mesmos, Para tanto, ele está voltado para ensinar e compartilhar o conhecimento com o objetivo principal de transformar as pessoas.
Assim cabe ao educador, por meio do diálogo e do reconhecimento da sua realidade educacional, buscar alternativas e caminhos que conduzam o aluno no processo de aprendizagem com autonomia, criticidade e qualidade.
As intervenções pedagógicas devem garantir aos alunos, o pleno acesso ao conhecimento  histórico e socialmente construído e a participação social. Por isso, a atividade educativa pressupõe ação!
Desta forma, as expectativas com relação à EJA bem como as ações decorrentes da mesma  serão muito mais efetivas e terão um impacto social relevante.

Certamente uma comunidade escolar com expectativas positivas sobre a Educação pode promover a real transformação das pessoas e da sociedade.

Mônica Lobo de Athayde
Pedagoga do CEEBJA