terça-feira, 31 de março de 2015

DE QUE MANEIRA A LITERATURA PODE CONTRIBUIR COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS?

O presente estudo, desenvolvido pela professora Luciane Hass, teve como objetivo buscar subsídios teóricometodológicos em outras disciplinas, como a utilização de Literatura no ensino de Ciências, onde o processo investigativo foi norteado pela questão: de que maneira a Literatura pode contribuir como recurso metodológico nas aulas de Ciências? Como acontece uma aprendizagem significativa? 

Nesse sentido, foram promovidas Oficinas de Leitura no ano de 2011 com a participação de alunos de Ensino Fundamental onde se buscou veicular a literatura a alguns conteúdos de Ciências de forma a promover uma aprendizagem significativa. 

O encaminhamento metodológico foi alicerçado em diferentes estratégias no desenvolvimento dos temas, abordando questões ligadas aos órgãos reprodutores da planta, com a utilização do livro O Menino do Dedo Verde; e o tema de saúde com a utilização do livro As aventuras e Perigos de um copo D’ água, e do conto Tênia, do livro Fábulas Parasitológicas. 

Como meio de divulgação da pesquisa e socialização dos conhecimentos, o relato desse artigo constitui-se num documento acerca das experiências vivenciadas pela autora. 

Durante a elaboração do projeto, houve a construção do material lúdico didático pedagógico e a sua implementação na escola. 

O projeto foi desenvolvido no Colégio Estadual Presidente Vargas, município de Telêmaco Borba, Paraná com, aproximadamente, 25 alunos da 6° série do Ensino Fundamental, no período do contra turno. Para que este projeto fosse desenvolvido, foram propostas atividades lúdicas como um caminho de desenvolvimento do gosto pela leitura e, principalmente, a integração dos conteúdos de Ciências com a literatura infanto-juvenil.

A leitura dos contos fantásticos de Marina Colasanti na formação do leitor

Sabe-se que é através das palavras que se interage socialmente, e que a literatura é a arte que utiliza a palavra como matéria-prima de suas criações. 

O objetivo deste projeto, da Professora Rosângela Aparecida Custódio é a formação para a leitura literária, de modo a promover o desenvolvimento humano e psíquico do leitor. 

Quando se pensa em literatura brasileira, um dos nomes mais significativos no gênero fantástico é Marina Colasanti, cujas obras, são um estímulo à imaginação e à sensibilidade. É reconhecido nos contos de Marina Colasanti, um papel muito importante na recuperação da tradição desta modalidade, suas narrativas identificam-se com as características dos contos tradicionais, ao mesmo tempo em que evocam o mundo contemporâneo e passagens modernas além de elementos fantásticos. 

Partindo-se de tal pressuposto, o projeto em questão, propõe atividades de leitura e estudo dos contos fantásticos, do livro de Marina Colasanti: Uma Ideia Toda Azul. Para que os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos, do Colégio Estadual Presidente Vargas, em 2013 para que tenham acesso às potencialidades do texto literário, tornando-os assim, leitores competentes oportunizando o acesso às práticas sociais que se realizam por meio do texto escrito.

terça-feira, 24 de março de 2015

AS ESPECIFICIDADES DO MOVIMENTO SINDICAL EM TELÊMACO BORBA NAS DÉCADAS DE 60 E 70.

Este é o projeto do Professor Geraldo Solak, implementado na Escola Estadual São Pedro (hoje, Colégio Estadual São Pedro), teve como objetivo analisar as particularidades do movimento sindical no município de Telêmaco Borba na década de 70.

Esse período compreende uma das fases de maior importância para a organização da classe operária no Brasil, que se mobiliza, juntamente com outros setores da sociedade, para impor-se ao golpe militar ocorrido em 1964. Tanto o golpe como as formas de resistência ao governo militar, foram, e continuam sendo amplamente abordados em inúmeros trabalhos. Porém, via de regra, estão restritos aos grandes centros urbanos, principalmente no eixo Rio-São Paulo, ou nas capitais dos estados. 

Telêmaco Borba, surgiu da necessidade de abrigar um grande contingente populacional atraído pela implantação de um grande empreendimento na produção de papel na década de 40. Embalada pela conjuntura internacional e pelos incentivos do Governo Federal, tornou-se um dos maiores grupos do setor na América Latina. 

Acompanhando esse crescimento, forma-se o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Papel de Monte Alegre. Instala-se um grande centro industrial e um dos maiores sindicatos do interior do Estado, cujas especificidade locais procura-se apontar, ao identificar, através de uma pesquisa documental e entrevistas orais, as manifestações do movimento operário no município de Telêmaco Borba.

segunda-feira, 23 de março de 2015

NAVEGAR É PRECISO: O ENSINO DE HISTÓRIA E A INTERNET

Este trabalho, realizado pelo professor Francisco de Assis Solak, é fruto de discussões e reflexões, com enfoque em aprendizagem mediada por ambientes virtuais. Tece considerações teórico-práticas sobre as várias possibilidades do uso da informática e Internet na Educação, nas aulas de História e identifica a relação entre ensino-aprendizagem na produção do conhecimento histórico. 

Acompanha e analisa um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido numa escola pública no laboratório de informática do Colégio Estadual Presidente Vargas, envolvendo uma turma do Ensino Médio e um professor da disciplina de História, com o tema: “Brincando e aprendendo com a tecnologia”, despertando nos alunos o interesse e a capacitação inicial de uma nova perspectiva de aprendizagem. 

Alguns pontos são mostrados como possíveis obstáculos do uso de novas tecnologias em ambientes virtuais e seu uso nos estabelecimentos de Ensino.

Um Estudo Temático nos Contos de Dalton Trevisan

Este é o projeto da Professora Sônia Aparecida Bittencourt Morski, que foi implementado em 2008, aqui no CEEBJA, no ensino médio, na parte de Literatura. 

O projeto versou sobre a obra de Dalton Trevisan na escola. O texto literário revela muito sobre os costumes sociais, as relações entre as pessoas, expõe o que o ser humano guarda em sua mente e coração, além disso, é através da literatura que o ser humano apreende a complexidade de suas próprias emoções, por meio da catarse e da reflexão. 

Para se entender melhor o que é "catarse" No cinema, ao assistir uma cena, ou mesmo, no final de um filme que provoque "descargas de sentidos e emoções" por exemplo, pode ser verificado a catarse ocorrer em algumas pessoas. Também, no teatro, diante de uma obra de arte, durante uma audição musical, em programas de auditório com forte apelo emocional, etc. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Catarse) Isso ocorre também na literatura.

A proposta de trabalho com os contos do escritor curitibano Dalton Trevisan tem por objetivo a análise da temática da solidão associada à sua obra e também ao estudo dos mecanismos de expressão utilizados pelo autor. Ao se propor um estudo temático nos contos de Dalton Trevisan, busca-se também a compreensão de como se dá a articulação do tema no conjunto de sua obra.

PDE

Neste ano de 2015, o CEEBJA conta com a participação de duas professoras no PDE, em fase de implementação de seus Projetos já no primeiro semestre: Professora Fábia Cristina Moreira Ferraz e Professora Mônica de Oliveira Athayde.
-----------------------------------------------------------------------------------------

O que é PDE?

O PDE é uma política pública de Estado regulamentado pela Lei Complementar nº 130, de 14 de julho de 2010 que estabelece o diálogo entre os professores do ensino superior e os da educação básica, através de atividades teórico-práticas orientadas, tendo como resultado a produção de conhecimento e mudanças qualitativas na prática escolar da escola pública paranaense.

O Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE, integrado às atividades da formação continuada em educação, disciplina a promoção do professor para o nível III da carreira, conforme previsto no "Plano de carreira do magistério estadual", Lei Complementar nº 103, de 15 de março de 2004.

Objetivo

O objetivo do PDE é proporcionar aos professores da rede pública estadual subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de ações educacionais sistematizadas, e que resultem em redimensionamento de sua prática. (Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=20)

-----------------------------------------------------------------------------------------

Clique aqui Saiba mais sobre os projetos dos professores e professoras do CEEBJA Professora Ronilce Aparecida Gallo Mainardes!.

-----------------------------------------------------------------------------------------

"Cidadania e Direitos Humanos - uma proposta formativa para a EJA - Educação de Jovens e Adltos"

É o projeto da professora Mônica Lobo de Athayde, pedagoga do CEEBJA. O projeto visa contribuir para a formação de Cidadãos mais conscientes e participativos. 

Serão desenvolvidas oficinas com temas relacionados aos Direitos Humano e ao exercício da cidadania, baseando-se na metodologia dialógica do educador Paulo Freire.

Neste Sentido, além da disseminação de informações, serão feitos debates e propostas de atividades vivenciais a fim de estimular a participação efetiva e a transformação individual e coletiva.



Matemática Financeira - "Uma lição para a Vida"

É o projeto da professora Fábia Cristina Moreira Ferraz. O projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos um conhecimento mais efetivo de Matemática Financeira em suas relações de consumo e de finanças na economia doméstica, fazendo com que use as novas descobertas em seu cotidiano e assim influenciem positivamente nas suas tomadas de decisão.

Os conteúdos serão tratados em encontros que promoverão a discussão e a aplicação simulada a conceitos financeiros, empréstimos, financiamentos, cartão de crédito, cheque especial, perfil econômico, compras à vista ou a prazo, planejamento, impostos, taxas de juros e modalidades de investimento.

Resumindo, o aluno estará aprendendo administrar melhor sua situação financeira.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Projeto "Aqueça seu Irmão"

Em todo começo de ano letivo também se inicia o projeto, coordenado pela professora Alice Stori Lopes, "Aqueça seu Irmão". Este já é o nono ano em que o projeto é realizado.

A participação é voluntária e todos são convidados. Pode-se participar de várias formas:

  • Doando novelos de lã;
  • Tricotando ou crochetando os quadradinhos para a montagem das mantas; ou 
  • Ajudando na montagem das mantas.
Logo após a confecção, as mantas multicoloridas são repassadas a Irmã Rosa, Coordenadora da Pastoral da Criança de nossa cidade, que distribui à famílias carentes, previamente cadastradas.

A participação é um ato de amor para com o irmão necessitado. Em nossa comunidade as Agentes educadoras têm colaborado com muita dedicação; também participam professores e alunos. Todos podem colaborar e para isso basta entrar em contato com a professora Alice.

O amor dedicado a outrem demonstra o quanto você ama a si mesmo!

"Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que este não existe." (Marcos 12:31)



terça-feira, 17 de março de 2015


Vamos viajar no tempo, aleatoriamente. Essa foi a equipe de 2006!