terça-feira, 26 de abril de 2016

Aprender é uma trajetória onde errar e acertar são momentos que fazem parte da caminhada.

Acertar e errar faz parte do processo de aprendizagem.


Fotografia: Edino Spada
Aprender é uma trajetória onde errar e acertar são momentos que fazem parte da caminhada. 

Na escola o aluno quando está em processo de aprendizagem, é orientado para buscar o acerto, as notas altas, pois estas simbolizam o seu êxito na aprendizagem, mas e quando o aluno erra...

Ocorre que a postura e a ação do professor na escola diante do acerto e do erro fazem uma grande diferença.

Errar faz parte da vida e do processo de aprendizagem e por isso não devemos nos culpar ou punir por errar, mas refletir sobre os erros e prosseguir fazendo novas tentativas, com o objetivo de avançar.

Neste sentido, o erro pode contribuir para o crescimento pessoal e acadêmico desde que ele seja conduzido pelo professor de maneira construtiva.

Desta forma, tanto o acerto como o erro contribuem de alguma forma para a construção do processo de aprendizagem, agregando experiências.

O aluno adulto a despeito de ter uma história de vida cheia de acertos e erros, quando se vê diante das suas dificuldades de aprendizagem, pode demonstrar vergonha e medo de errar sentindo-se frustrado e desestimulado para continuar a estudar.

O professor da EJA atento às necessidades do aluno adulto, ao planejar e refletir sobre a sua prática pedagógica, necessita acolher o seu aluno e de maneira criativa, estimular a sua participação, bem como, a discussão sobre os conteúdos onde acertando ou errando o aluno reflita sobre as suas escolhas e seja sujeito do seu processo de aprendizagem.

A postura do professor da EJA quando acolhedora e colaborativa, seguida por uma prática pedagógica ativa e adequada para o aluno adulto, torna o processo de aprendizagem mais motivador e participativo.

Por isso, a aprendizagem é um processo desafiador que vai alem da superação dos erros, pois ela resulta na mudança de comportamento e na transformação pessoal e social.

É este aluno sem medo de errar, confiante nas suas potencialidades e consciente do seu papel na sociedade que precisamos formar nas escolas. 
Assim, as pessoas ao buscar os seus sonhos irão acertar e errar, mas nunca devem desistir de aprender com os erros e acertos.

Mônica Lobo de Athayde
Pedagoga do CEEBJA


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Outros artigos de Mônica Lobo!                                             Leia também!



A decisão de voltar a estudar e o aluno da EJA -  Educação de Jovens e Adultos. Dentre as características da Educação de Jovens e Adultos...

Dialogando na Educação de Jovens e Adultos todos podem aprender. No caso da Educação de Jovens e Adultos, o diálogo entre ...

A importância do CEEBJA em minha vida. Lilian Bittencourt Mainardes Devido a tantas dificuldades que ocorrem na vida das pessoas,...
_________________________________________________________


CEEBJA 30 ANOS

COMPROMISSO COM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

_________________________________________________________