quarta-feira, 23 de março de 2016

A motivação para aprender e o aluno adulto

A aprendizagem é um processo fundamental para a formação educacional e para a vida do aluno adulto promovendo a sua transformação individual e coletiva.

Ocorre que para os educadores, fazer com que os alunos adultos aprendam é desafiador e requer motivação por parte do professor para conhecer o seu grupo de alunos e ensinar-lhes fazendo as adequações necessárias nos conteúdos e metodologias a fim de que a sua prática educativa possa atender ás necessidades dos alunos respeitando as suas características de aprendizado.

Desta forma, o professor não deve ignorar o fato de que o aluno adulto traz consigo uma história de vida com muitas experiências positivas e negativas sobre diversos aspectos que interferem direta ou indiretamente na sua motivação para aprender.

Esta “bagagem vivencial” pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de um processo de ensino aprendizagem significativo e enriquecedor que irá integrar e contextualizar informações para ampliar horizontes.

A aprendizagem do adulto está muito centrada no aluno, na sua independência e autogestão da aprendizagem, sendo assim, ele possui expectativas com relação á sua aprendizagem que precisam ser reconhecidas e trabalhadas pelo professor estimulando e orientando o aluno para que ele aprenda.

Neste sentido, a motivação do aluno adulto para aprendizagem, está muito relacionada com o significado daquilo que ele está aprendendo, bem como, o que este conhecimento representa para si e como utilizá-lo na sua vida em sociedade.

A comunicação entre o professor e o aluno adulto deve ser intensa e dinâmica com indagações, diálogo e troca de idéias, para que os alunos possam compartilhar informações, refletir, discutir e acima de tudo, contribuir por meio da participação social.

As atividades desenvolvidas em sala de aula com a mediação do professor precisam ter: criatividade, diversidade, contextualização para que o aluno sinta-se estimulado a participar sem o receio de se expor ou até mesmo de errar.

È importante que o professor observe atentam,ente o desenvolvimento dos alunos considerando que ele pode ocorrer com ritmos diferentes além de oferecer aos mesmos, retorno sobre as suas potencialidades e desempenho no sentido de encorajá-los a superar dificuldades.

Para tanto, a criação de um ambiente educativo acolhedor para o aluno adulto é significativo para que se estimule e garanta o seu acesso ao conhecimento e a sua aprendizagem de maneira contínua e crescente, tornado aprender uma experiência enriquecedora e transformadora ...


Mônica Lobo de Athayde
Pedagoga do CEEBJA


LEIA TAMBÉM



Mônica Lobo A decisão de voltar a estudar e o aluno da EJA (Educação de Jovens e Adultos) Dentre as características da Educação de Jovens e Adultos, podemos destacar... Leia mais




CEEBJA 30 ANOS
COMPROMISSO COM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE