quinta-feira, 7 de abril de 2016

Um momento marcante e que certamente muda a vida do aluno da EJA é a decisão de voltar a estudar, trazendo-lhes novas perspectivas.

A decisão de voltar a estudar e o aluno da EJA - Educação de Jovens e Adultos.



Dentre as características da Educação de Jovens e Adultos, podemos destacar o momento em que o aluno da EJA decide voltar para a escola.

È um momento marcante e que certamente muda a vida do aluno trazendo-lhe novas perspectivas.

Geralmente os alunos adultos por alguma razão pessoal, precisaram interromper os estudos e depois de algum tempo, por necessidade de retomá-los, voltam para a escola recorrendo á EJA como a modalidade de ensino.

Ocorre que a decisão de voltar para a escola, pode ser algo difícil para o aluno adulto, pois se trata de um recomeço cercado de expectativas, ansiedades e inseguranças.

Muitas vezes o aluno da EJA está com baixa auto-estima sentindo-se inseguro e com medo de não saber como enfrentar o desafio de voltar a estudar.

Além disso, existem as pressões do mercado de trabalho competitivo que exige cada vez mais, pessoas com maior escolaridade e qualificação.

Assim, a escola precisa apresentar alternativas que atendam a estas demandas e por isso é fundamental que conheçamos: Qual o papel e a importância da escola na vida destes alunos, bem como, quais seriam as razões que levam os alunos adultos a retomar ou mesmo a deixar os estudos?

Conhecer a realidade dos alunos sinaliza que tipo de Educação deve ser promovida.

A Educação é um Direito Humano e o acesso à

mesma deve ser amplo e voltado para o atendimento das necessidades de seus alunos para que eles tenham uma Educação significativa e de qualidade, permanecendo na escola e obtendo êxito na sua formação acadêmica.

A escola deve oferecer ao aluno da EJA, um ambiente educacional acolhedor respeitando a sua pluralidade cultural, as histórias de vida e experiências dos alunos, garantindo-lhes o acesso ao conhecimento e estimulando a superação das dificuldades de aprendizagem.

O professor da EJA ao planejar a atividade educativa necessita prepara-se para tal por meio de formação continuada além de acreditar na capacidade transformadora da Educação buscando metodologias adequadas para o aluno adulto visando o seu desenvolvimento e crescimento.

Neste sentido, o professor da EJA com a sua ação educativa é um grande incentivador para a volta do aluno adulto para a escola e a sua conseqüente permanência e participação social.

Sendo assim, a escola passa a ser um ponto de referência para a realização de projetos e de sonhos onde a comunidade escolar pode contribuir para transformar a volta aos estudos pelos alunos da EJA. num ponto de partida para um recomeço pleno de conquistas e de esperança!


Mônica Lobo
Pedagoga do CEEBJA



CEEBJA 30 ANOS
COMPROMISSO COM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE