A Aprendizagem e o Recomeço
A decisão de retomar os estudos é algo marcante na vida do aluno adulto pois envolve vários aspectos que levam este público a temer ou adiar este momento por muitas razões. No caso dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) ela é significativa pois muitos trazem consigo, uma história de privação de acesso à Educação por razões econômicas e ou sociais e por vezes também um histórico de fracasso escolar decorrente de problemas de aprendizagem que impactam diretamente na decisão de voltar para a escola e aprender.
Assim, o retorno de aluno para a escola deve ter um
acolhimento diferente permeado com receptividade, diálogo e estimulação para
que o aluno se sinta como parte do ambiente escolar e tenha na figura do
professor, um referencial de acesso e mediação do conhecimento.
O ambiente escolar deve valorizar e respeitar a
diversidade e a pluralidade de sujeitos característica da escola de adultos
adotando condutas que tenham a flexibilidade e adequação necessária
considerando as especificidades do alunado da EJA.
A postura do docente da EJA deve ser de acolhida,
compartilhamento dos saberes e sintonia com as demandas de seu grupo sempre
com: diálogo, escuta atenta e propostas metodológicas que proporcionem a
aprendizagem ativa e transformadora por
parte dos alunos.
O processo de aprendizagem na EJA é construído
diariamente por meio de uma atividade educativa contextualizada e trabalhada de
maneira reflexiva e interpretativa.
O objetivo da aprendizagem do aluno adulto possui
uma conotação formativa indo além do aspecto informacional, ou seja, o aluno
adulto aprende para aplicar os conhecimentos na sua vida cotidiana de maneira
prática.
Desta forma, podemos afirmar, que a aprendizagem do
aluno adulto acontece a partir do momento em que este decide recomeçar os
estudos.
O recomeço da atividade educativa na EJA é um ponto
de partida que deve ser encarado como uma nova oportunidade de ter acesso ao conhecimento.
Nesta etapa, o saber é enriquecido com a maturidade da vida trazendo a
perspectiva de transformação individual e coletiva.
Recomeçar é dar mais uma oportunidade e acreditar que tudo pode ser melhorado e a realidade transformada e por isso caminha junto com a aprendizagem.
Mônica Lobo de Athayde - Pedagoga do CEEBJA Prof. Ronilce A. G. Mainardes