sexta-feira, 26 de junho de 2020

"...é preciso considerar a história de vida do aluno como um ponto de partida..."

O professor da EJA como um mediador do conhecimento


O professor na prática da atividade pedagógica, possui um papel muito importante de mediação entre o aluno e o conhecimento. Assim as suas atitudes, comportamentos e principalmente as suas ações, podem facilitar, incentivar e motivar o seu aluno fazendo do processo de aprendizagem, algo muito significativo e transformador.

Neste sentido, o convívio professor e aluno é uma condição de aprendizagem onde ambos aprendem mutuamente mediatizados pela realidade.

No caso dos alunos da Educação de Jovens e adultos (EJA) é preciso considerar a história de vida do aluno como um ponto de partida, onde por meio de atividades dialógicas e vivenciais busca-se a construção dos saberes com reflexão e questionamento tendo uma dimensão crítica do conhecimento.

É preciso que o professor tenha clareza da intencionalidade da sua ação pedagógica para formar um aluno sujeito com o acesso ao saber e não somente a informação, uma vez que a construção do saber é o que irá incluir o seu aluno na sociedade.

Para tanto, a criatividade e autonomia na construção do currículo deve considerar e respeitar as diferenças, a pluralidade e questionar, problematizar a realidade a fim de fazer a mediação do conhecimento.

O planejamento da atividade educativa na realidade da EJA demanda primeiramente o conhecimento da sua realidade, pesquisa em diferentes fontes, diversificação metodológica e acima de tudo, um professor consciente e comprometido com o seu papel de educador mediador.

O professor da EJA atua em realidades que indicam a necessidade de ser e atuar como um mediador do conhecimento onde por meio de um encontro democrático e afetivo ele possa contribuir para a formação de sujeitos capazes de fazer uma leitura consciente da realidade para participar da sociedade.

Mônica Lobo de Athayde
Pedagoga do CEEBJA