O professor da EJA como um mediador do conhecimento
Neste sentido, o convívio professor e aluno é uma condição de aprendizagem onde ambos aprendem mutuamente mediatizados pela realidade.
No caso dos alunos da Educação de Jovens e adultos (EJA) é preciso considerar a história de vida do aluno como um ponto de partida, onde por meio de atividades dialógicas e vivenciais busca-se a construção dos saberes com reflexão e questionamento tendo uma dimensão crítica do conhecimento.
É preciso que o professor tenha clareza da intencionalidade da sua ação pedagógica para formar um aluno sujeito com o acesso ao saber e não somente a informação, uma vez que a construção do saber é o que irá incluir o seu aluno na sociedade.
Para tanto, a criatividade e autonomia na construção do currículo deve considerar e respeitar as diferenças, a pluralidade e questionar, problematizar a realidade a fim de fazer a mediação do conhecimento.
O planejamento da atividade educativa na realidade da EJA demanda primeiramente o conhecimento da sua realidade, pesquisa em diferentes fontes, diversificação metodológica e acima de tudo, um professor consciente e comprometido com o seu papel de educador mediador.
O professor da EJA atua em realidades que indicam a necessidade de ser e atuar como um mediador do conhecimento onde por meio de um encontro democrático e afetivo ele possa contribuir para a formação de sujeitos capazes de fazer uma leitura consciente da realidade para participar da sociedade.
Mônica Lobo de Athayde
Pedagoga do CEEBJA