Thayse Yoshizawa e Maria Eduarda |
Por uma Educação solidária na EJA
A escola é um espaço de diversidades, mas também de conflitos e de possibilidades concretas para o desenvolvimento de práticas educativas libertadoras, inclusivas e capazes de promover mudanças em pessoas.
A Educação proporciona a formação social do sujeito e para tanto, trabalha sobre princípios e valores.
Entretanto, para que a Educação resulte na transformação individual e social, exige um olhar mais humanizado e solidário sobre o ensinar e o aprender.
Neste sentido, o desenvolvimento adequado do processo ensino aprendizagem na EJA, representa uma valorosa oportunidade de atender às demandas desta modalidade por meio de uma formação escolar transformadora voltada para a cidadania.
Assim, o conhecimento precisa ser construído e refletido coletivamente através da troca e do compartilhamento o que dá mais sentido e significado para o mesmo.
Neste sentido, a solidariedade é um importante princípio que trabalha a formação humana das pessoas, visando a sua integração e a harmonia de suas relações sociais.
Na Educação de Jovens e Adultos a solidariedade deve estar presente buscando a cooperação e a participação social consciente por meio de uma didática inclusiva que propicie o acesso e o desenvolvimento do conhecimento, gerando novas perspectivas e possibilidades aos alunos.
Cabe aos professores da EJA na sua atividade educativa, a disponibilidade para buscar as metodologias mais efetivas para promover a formação de pessoas autônomas e íntegras.
Para tanto, é preciso criar um ambiente escolar positivo com diálogo onde a aluno possa participar, fazer escolhas, expressar-se, ter responsabilidade interagindo com as pessoas com respeito e cooperação.
Assim, cooperar é também juntar e compartilhar solidariamente os saberes e práticas de alunos e professores que estão presentes na EJA.
Marya Eduarda e Thayse Yoshizawa |
Mônica Lobo de Athayde
Pedagoga do CEEBJA
Thayse Yoshizawa e Marya Eduarda, que ilustram o artigo de Mônica, são respectivamente: neta de Dirce Ribas e filha de Larissa Franciely, ambas são agentes educacionais no CEEBJA e autorizaram o uso destas fotos. Nossos agradecimentos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Outros artigos de Mônica Lobo!
A decisão de voltar a estudar e o aluno da EJA - Educação de Jovens e Adultos. Dentre as características da Educação de Jovens e Adultos...
|
Dialogando na Educação de Jovens e Adultos todos podem aprender. No caso da Educação de Jovens e Adultos, o diálogo entre ...
|
A importância de conhecer o perfil do aluno da EJA. A efetividade da atividade educativa...
|
-----------------------------------------------------------------------------------------