Quando pensamos no significado do termo
expectativa, estamos diante do desafio de algo que está por vir o que nos deixa
por vezes ansiosos, mas também esperançosos.
Neste sentido, as expectativas fazem parte da nossa
vida de maneira constante, mas será que pensamos sobre as expectativas e os
seus impactos?
Sobre a Educação para jovens e adultos, as
expectativas tanto para o aluno como para o professor, estão relacionadas com o
significado para ambos do que representa aprender e ensinar.
O aluno na EJA traz consigo uma bagagem de
vivências e espera aprender para: reconstruir a sua trajetória de aprendizagem,
superar obstáculos, descobrir potencialidades e a partir daí, buscar novas e
melhores possibilidades para a sua vida pessoal e profissional.
Ocorre que geralmente o aluno adulto
independentemente da sua história de vida e consciente dos desafios a serem
enfrentados, valoriza a oportunidade de aprender, projetando expectativas
positivas sobre o seu futuro.
Mas as expectativas do aluno muitas vezes são
colocadas á prova devido ás suas dificuldades de aprendizagem e problemas
pessoais que podem levá-lo até mesmo a desistir da educação formal.
Assim é importante que a educação na EJA reflita e
trabalhe sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos, visando a sua
superação por meio da educação de qualidade e da confiança.
O aluno adulto mais confiante em si e na sua
capacidade de aprender tem expectativas mais positivas que o motivam a
persistir e prosseguir.
Ocorre que o professor da EJA que conhece e respeita
as características do aluno adulto, tem as suas expectativas focadas na
formação dos mesmos, Para tanto, ele está voltado para ensinar e compartilhar o
conhecimento com o objetivo principal de transformar as pessoas.
Assim cabe ao educador, por meio do diálogo e do
reconhecimento da sua realidade educacional, buscar alternativas e caminhos que
conduzam o aluno no processo de aprendizagem com autonomia, criticidade e
qualidade.
As intervenções pedagógicas devem garantir aos alunos,
o pleno acesso ao conhecimento histórico
e socialmente construído e a participação social. Por isso, a atividade
educativa pressupõe ação!
Desta forma, as expectativas com relação à EJA bem
como as ações decorrentes da mesma serão
muito mais efetivas e terão um impacto social relevante.
Certamente uma comunidade escolar com expectativas
positivas sobre a Educação pode promover a real transformação das pessoas e da
sociedade.
Mônica Lobo de Athayde
Pedagoga do CEEBJA