O que ensinar para o aluno da EJA – Educação de jovens e Adultos?
Todo o aluno independentemente da sua modalidade de ensino, quando procura a escola, possui uma expectativa de aprendizagem.
Muitas vezes quando esta expectativa de aprendizagem não é atendida, isto deixa o aluno insatisfeito e desmotivado o que pode levá-lo a abandonar a escola por não encontrar um sentido para a sua aprendizagem. Assim são frequentes questionamentos pelos alunos do tipo: Por que estou aprendendo este conteúdo? Onde vou usar este conhecimento?
O professor de EJA atento a esta realidade, precisa organizar com cuidado e critério a ação educativa a partir de objetivos claros conhecendo o seu público a fim de saber para que e para quem ele vai ensinar.
Desta forma, o planejamento e a organização das aulas na EJA são fundamentais para uma Educação de qualidade.
Os conteúdos programáticos e a metodologia de ensino devem estar em sintonia com as demandas dos seus alunos indo além de uma educação informativa e compensatória para preencher lacunas de aprendizagem.
O aluno da EJA chega á escola com uma trajetória anterior muitas vezes marcada pelo fracasso escolar o que impacta no desenvolvimento da sua aprendizagem. Por outro lado, este aluno possui potencialidades desconhecidas por ele além de uma necessidade muito grande de aprender para viver e participar da sociedade, buscar um emprego ou até mesmo para mantê-lo.
Assim, muito além dos conteúdos o aluno da EJA deve ser preparado para construir o seu conhecimento com autonomia e protagonismo.
A fragmentação e a superficialidade no tratamento dos conteúdos devem ser evitadas para não esvaziar a formação dos alunos.
A contextualização dos conteúdos bem como a reflexão crítica devem ser elementos norteadores da prática educativa na EJA a fim de reforçar o caráter transformador da educação.
Neste sentido, o aluno da EJA precisa de propostas de ensino que sejam formativas, abrangentes e inclusivas a fim de prepará- lo para uma participação social mais efetiva e transformadora.
Muitas vezes quando esta expectativa de aprendizagem não é atendida, isto deixa o aluno insatisfeito e desmotivado o que pode levá-lo a abandonar a escola por não encontrar um sentido para a sua aprendizagem. Assim são frequentes questionamentos pelos alunos do tipo: Por que estou aprendendo este conteúdo? Onde vou usar este conhecimento?
O professor de EJA atento a esta realidade, precisa organizar com cuidado e critério a ação educativa a partir de objetivos claros conhecendo o seu público a fim de saber para que e para quem ele vai ensinar.
Desta forma, o planejamento e a organização das aulas na EJA são fundamentais para uma Educação de qualidade.
Os conteúdos programáticos e a metodologia de ensino devem estar em sintonia com as demandas dos seus alunos indo além de uma educação informativa e compensatória para preencher lacunas de aprendizagem.
O aluno da EJA chega á escola com uma trajetória anterior muitas vezes marcada pelo fracasso escolar o que impacta no desenvolvimento da sua aprendizagem. Por outro lado, este aluno possui potencialidades desconhecidas por ele além de uma necessidade muito grande de aprender para viver e participar da sociedade, buscar um emprego ou até mesmo para mantê-lo.
Assim, muito além dos conteúdos o aluno da EJA deve ser preparado para construir o seu conhecimento com autonomia e protagonismo.
A fragmentação e a superficialidade no tratamento dos conteúdos devem ser evitadas para não esvaziar a formação dos alunos.
A contextualização dos conteúdos bem como a reflexão crítica devem ser elementos norteadores da prática educativa na EJA a fim de reforçar o caráter transformador da educação.
Neste sentido, o aluno da EJA precisa de propostas de ensino que sejam formativas, abrangentes e inclusivas a fim de prepará- lo para uma participação social mais efetiva e transformadora.
Texto: Mônica Lobo de Athayde Pedagoga do CEEBJA
Ilustração e foto Professor Edino Spada