Aprendizagem e autonomia na Educação de Jovens e Adultos
A aprendizagem é um processo dinâmico cuja construção de conhecimentos resulta na mudança de comportamento e para tanto, o seu conteúdo deve ser significativo e a sua prática educativa transformadora.No caso da Educação de Jovens e Adultos, o aluno chega à escola com um repertório de vivências positivas ou não que precisam ser: reconhecidas e respeitadas, pois elas influenciam e impactam o seu processo de aprendizagem.
O docente de EJA atento para tal realidade precisa ser um mediador e encontrar tanto no seu discurso como na sua prática, um ponto de equilíbrio e coerência.
Assim, o discurso da educação de jovens e adultos deve ser permeado pelo diálogo amplo e receptivo e a sua prática, contextualizada e reflexiva a fim de proporcionar ao aluno, condições de protagonismo e autonomia.
A formação de alunos mais conscientes e críticos da realidade precisa ser construída buscando na transformação pessoal as bases para uma atuação cidadã.
Ocorre que para acontecer o desenvolvimento de alunos mais independentes, além das práticas educativas mais criativas e transformadoras é importante ter na escola, um ambiente democrático onde haja espaço para que todos possam: refletir, falar e serem ouvidos.
A qualidade da educação e do ensino são aspectos relevantes e tem muito a ver com o tipo de cultura que a escola desenvolve. Desta forma é preciso rever como os processos de aprendizagem são desenvolvidos, as metodologias e o currículo verificando se estes estão preparando o aluno da EJA para ser um conhecedor e agente transformador da sua realidade.
Cabe ao docente de EJA por meio de uma prática educativa significativa, orientar o seu aluno para que ele seja sujeito da sua história, reconheça as suas potencialidades e busque o seu espaço na sociedade a partir de uma participação social mais efetiva com autonomia.
Mônica lobo de Athayde
Pedagoga do CEEBJA
Foto: Edino Spada - Imagem cedida por Mônica Lobo de Athayde, Elma Giane Assueiro Carneiro e Sidinéia Vaz de Lima.