sexta-feira, 15 de setembro de 2017

O RETRATO DA ESCOLA

Breve Histórico

Partindo de um levantamento do grau de escolaridade da população de nosso município principalmente na área fabril, foi considerado que uma alta porcentagem da população não detinha apropriação dos conhecimentos relativos ao ensino fundamental, pelos mais diversos motivos. 

Isto posto, um grupo de professores, liderados pela Profª Maria da Piedade Solak, preocupados com a não qualificação desta população para o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, buscou uma solução que revertesse tal situação ofertando uma escola que oportunizasse frequência compatível com o turno de trabalho, valorizasse a experiência pessoal com conteúdos afetos a ela e respeitasse o ritmo individual de aprendizagem.

Assim, em 03 de março de 1986, iniciavam-se as atividades do NAES – Núcleo Avançado de Estudos Supletivos de Telêmaco Borba, com oferta do Ensino Fundamental Fase II e Exames de Equivalência (referente ao Ensino Fundamental Fase I). Para atender a crescente demanda, constatada por meio de Exames de Equivalência, o NAES passou a ofertar estudos correspondentes ao Ensino Fundamental Fase I. 

Através de uma segunda pesquisa, foi verificada a necessidade de se oferecer a essa população o Ensino Médio, indispensável não só para aqueles que tinham por objetivo o Ensino Superior, mas também para os que precisavam ingressar ou permanecer no mercado de trabalho. Foram várias as denominações da escola: NAES ( Núcleo Avançado de Estudos Supletivos), CES (Centro de Estudos Supletivos), CEAD (Centro de Educação Aberta, Continuada, à Distância), CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos), que levou o nome Profª Ronilce Aparecida Gallo Mainardes, em homenagem à importante professora do município. 

Hoje o CEEBJA Profª Ronilce A. G. Mainardes está localizado na Avenida Presidente Kennedy, 900, atende a uma população amplamente diversificada e distribuída não só na região central, bem como nos bairros, zona rural e municípios vizinhos, ofertando Ensino Fundamental Fase II e Ensino Médio, num total de aproximadamente 970 alunos. 

Além da oferta de ensino fundamental e médio, na sede, nos períodos da tarde e da noite, o Ceebja está ainda presente nos municípios de Curiúva, Imbaú e Ventania com as APEDs (Ações Pedagógicas Educacionais Descentralizadas). 


As Tecnologias

O CEEBJA possui uma relação com as TDICs que busca o desenvolvimento da cultura digital por meio do acesso democrático às tecnologias. A tecnologia hoje está cada vez mais presente na vida das pessoas, seja nas casas, nas empresas ou clubes,uma vez que a sociedade como um todo está informatizada a partir de diferentes tipos de mídias como: rádio, TV, telefone, vídeo, computador e Internet tornam-se potenciais disseminadores de culturas, valores e padrões sociais de comportamento. Cada vez mais o ser humano devido à sua dinâmica de vida interage com os recursos eletrônicos, que passam a coexistir no dia a dia de todos. 

Entretanto, o acesso às tecnologias não é feito de maneira igualitária, desta forma, a sociedade tem uma grande dívida social com boa parte da população de baixa renda. A inclusão social dessa parcela da população brasileira precisa de políticas públicas afirmativas que se reflitam no resgate da cidadania e dos jovens e adultos que, por motivos diversos, não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade adequada. Num mundo cada vez mais informatizado, ignorar a exclusão de determinados grupos sociais do processo de informatização é relegá-los a um processo de expansão da exclusão social e ampliação do quadro de desigualdades existentes em nosso país. 

As desigualdades digitais reproduzem e reforçam as existentes na sociedade brasileira. A inclusão digital nada mais é do que a possibilidade de acesso dos cidadãos de uma sociedade às tecnologias de comunicação e informação, que incluem, entre outras, os computadores e serviços de internet. Mas a Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. 

Um indivíduo incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida. Incluir digitalmente, não significa apenas disponibilizar tablets, computadores e outros recursos tecnológicos às pessoas, mas fazer com que as utilizem de uma forma produtiva e transformadora, de forma que implique na melhoria das condições de vida dessas pessoas. É fundamental ainda que a inclusão digital volte-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência. 

Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, e assim produzir e disseminar conhecimento. 

Neste sentido, o ano de 2017, está sendo desenvolvido um Projeto de Inclusão Digital que objetiva contribuir para o exercício da cidadania proporcionando aos alunos da EJA, o acesso e o domínio dos recursos tecnológicos disponíveis na escola. A capacitação dos alunos da EJA dentro do Projeto de Inclusão Digital é feita a partir do desenvolvimento de noções básicas de informática utilizando para tal, os recursos tecnológicos como uma ferramenta pedagógica. O projeto também busca a requalificação profissional dos alunos ampliando a sua formação escolar e inserindo-os no mundo digital.

Neste sentido, as atividades propostas buscam exercitar a potencialidade dos alunos no que diz respeito ao raciocínio lógico, aspectos cognitivos e de memória contribuindo para a sua educação digital. 

Observou-se no decorrer do projeto que houve um aumento da auto estima e a confiança por parte do aluno da EJA devido ao uso do computador e de outros instrumentos digitais. 


As Tecnologias e o PPP

No regimento escolar não existe até o momento nada especificamente relacionado ao uso de tecnologias e no Projeto Político Pedagógico, o uso das tecnologias está contemplado no Projeto de Inclusão Digital e no Projeto Conectados 2.0 do qual o CEEBJA participa no corrente ano. 


O Uso das Tecnologias

No CEEBJA temos um laboratório de informática que esporadicamente é utilizado pelos alunos para participar de atividades de pesquisa programadas pelos professores. Os professores utilizam os computadores do laboratório de informática durante a hora atividade fazendo pesquisas e preparando atividades que são incluídas nos seus PTDs ( Planos de Trabalho Docente). 

Temos o blog da escola que permite o acesso e o conhecimento das atividades desenvolvidas, bem como , conteúdos complementares para os alunos além da comunicação via whatssap com a formação de grupos entre professores e alunos e grupos institucionais. 

Acreditamos que dentro da nossa estrutura, estamos criando canais de acesso e comunicação para o coletivo escolar visando uma utilização mais ampla e educativa das tecnologias. 
Observa-se que o movimento pela implementação das TDICs ainda estão em fase inicial, ou seja, precisa ser sistematizado no regimento interno da escola e também no PPP, pois observamos que sua utilização por professores e alunos ainda é limitada. 

Em relação aos alunos ainda não foi realizada uma pesquisa para aprofundar acerca do uso da internet, porém, observamos uma grande demanda na sua utilização, pelo número de inscritos no curso de inclusão digital, onde muitos apresentam grandes dificuldades na utilização desses recursos. 

Em relação à equipe diretiva observa uma utilização mais frequente desses recursos, especialmente no que se refere á facilidade de comunicação e realização de tarefas administrativas. 
A escola tem incentivado a formação continuada para uso das TDIC, o que está explicitado no plano de ação 2016/2019, havendo tratativas junto ao NRE para a oferta de cursos nesse sentido. 

O uso de tecnologias, mais frequentes na escola, são o laboratório de informática, filmes e vídeos. 

Apresentaremos o blog da escola, pela visibilidade e importância no aspecto pedagógico, pela possibilidade de abertura de espaço para debates e transparência das ações da escola.