Acertar e errar faz parte do processo de aprendizagem.
Fotografia: Edino Spada |
Na escola o aluno quando está em processo de aprendizagem, é orientado para buscar o acerto, as notas altas, pois estas simbolizam o seu êxito na aprendizagem, mas e quando o aluno erra...
Ocorre que a postura e a ação do professor na escola diante do acerto e do erro fazem uma grande diferença.
Errar faz parte da vida e do processo de aprendizagem e por isso não devemos nos culpar ou punir por errar, mas refletir sobre os erros e prosseguir fazendo novas tentativas, com o objetivo de avançar.
Neste sentido, o erro pode contribuir para o crescimento pessoal e acadêmico desde que ele seja conduzido pelo professor de maneira construtiva.
Desta forma, tanto o acerto como o erro contribuem de alguma forma para a construção do processo de aprendizagem, agregando experiências.
O aluno adulto a despeito de ter uma história de vida cheia de acertos e erros, quando se vê diante das suas dificuldades de aprendizagem, pode demonstrar vergonha e medo de errar sentindo-se frustrado e desestimulado para continuar a estudar.
O professor da EJA atento às necessidades do aluno adulto, ao planejar e refletir sobre a sua prática pedagógica, necessita acolher o seu aluno e de maneira criativa, estimular a sua participação, bem como, a discussão sobre os conteúdos onde acertando ou errando o aluno reflita sobre as suas escolhas e seja sujeito do seu processo de aprendizagem.
A postura do professor da EJA quando acolhedora e colaborativa, seguida por uma prática pedagógica ativa e adequada para o aluno adulto, torna o processo de aprendizagem mais motivador e participativo.
Por isso, a aprendizagem é um processo desafiador que vai alem da superação dos erros, pois ela resulta na mudança de comportamento e na transformação pessoal e social.
É este aluno sem medo de errar, confiante nas suas potencialidades e consciente do seu papel na sociedade que precisamos formar nas escolas. Assim, as pessoas ao buscar os seus sonhos irão acertar e errar, mas nunca devem desistir de aprender com os erros e acertos.
Mônica Lobo de Athayde
Pedagoga do CEEBJA
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Outros artigos de Mônica Lobo! Leia também!
A decisão de voltar a estudar e o aluno da EJA - Educação de Jovens e Adultos. Dentre as características da Educação de Jovens e Adultos...
|
Dialogando na Educação de Jovens e Adultos todos podem aprender. No caso da Educação de Jovens e Adultos, o diálogo entre ...
|
A importância do CEEBJA em minha vida. Lilian Bittencourt Mainardes Devido a tantas dificuldades que ocorrem na vida das pessoas,...
|
_________________________________________________________
CEEBJA 30 ANOS
COMPROMISSO COM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
_________________________________________________________