terça-feira, 31 de março de 2015

DE QUE MANEIRA A LITERATURA PODE CONTRIBUIR COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS?

O presente estudo, desenvolvido pela professora Luciane Hass, teve como objetivo buscar subsídios teóricometodológicos em outras disciplinas, como a utilização de Literatura no ensino de Ciências, onde o processo investigativo foi norteado pela questão: de que maneira a Literatura pode contribuir como recurso metodológico nas aulas de Ciências? Como acontece uma aprendizagem significativa? 

Nesse sentido, foram promovidas Oficinas de Leitura no ano de 2011 com a participação de alunos de Ensino Fundamental onde se buscou veicular a literatura a alguns conteúdos de Ciências de forma a promover uma aprendizagem significativa. 

O encaminhamento metodológico foi alicerçado em diferentes estratégias no desenvolvimento dos temas, abordando questões ligadas aos órgãos reprodutores da planta, com a utilização do livro O Menino do Dedo Verde; e o tema de saúde com a utilização do livro As aventuras e Perigos de um copo D’ água, e do conto Tênia, do livro Fábulas Parasitológicas. 

Como meio de divulgação da pesquisa e socialização dos conhecimentos, o relato desse artigo constitui-se num documento acerca das experiências vivenciadas pela autora. 

Durante a elaboração do projeto, houve a construção do material lúdico didático pedagógico e a sua implementação na escola. 

O projeto foi desenvolvido no Colégio Estadual Presidente Vargas, município de Telêmaco Borba, Paraná com, aproximadamente, 25 alunos da 6° série do Ensino Fundamental, no período do contra turno. Para que este projeto fosse desenvolvido, foram propostas atividades lúdicas como um caminho de desenvolvimento do gosto pela leitura e, principalmente, a integração dos conteúdos de Ciências com a literatura infanto-juvenil.