quarta-feira, 4 de outubro de 2017

"...o professor da EJA, este precisa refletir sobre o papel da educação para o aluno adulto, considerando que o mesmo traz consigo, uma história de vida muitas vezes marcada..."

O professor da EJA e a responsabilidade de

educar 


A Educação é um importante e amplo processo pelo qual passamos ao longo de nossas vidas seja no âmbito social, familiar ou escolar.

Educar envolve a responsabilidade de contribuir para a formação de pessoas o que vai muito além da mera transmissão de conteúdos.

No caso do professor da EJA, este precisa refletir sobre o papel da educação para o aluno adulto, considerando que o mesmo traz consigo, uma história de vida muitas vezes marcada por dificuldades e problemas pessoais e de aprendizagem que devem ser reconhecidas pelo professor na elaboração do seu planejamento de trabalho.

O professor da EJA quando tem um olhar mais abrangente e atento para o seu aluno, pode captar as suas demandas e necessidades e oferecer ao mesmo, metodologias adequadas que façam da sua aprendizagem algo significativo e produtivo.

Para tanto, é fundamental que o professor da EJA tenha um perfil profissional que o possibilite uma prática educativa que respeite o aluno adulto e as suas especificidades além de contribuir para o seu crescimento pessoal e educacional.

Sendo assim, educar implica em responsabilidade e compromisso social por parte do professor.

O professor da EJA consciente do seu papel de mediador age de maneira compreensiva e equilibrada, considerando as vivências e experiências de seus alunos, a fim de evitar a evasão e o fracasso escolar.

Neste sentido, a relação entre professor e aluno deve ser de acolhimento, diálogo e confiança onde o docente reconhece os saberes que os educandos possuem e os relaciona com a realidade por eles vivida com os conteúdos escolares.

A valorização dos alunos e o seu acolhimento pelo professor favorecem para que a aprendizagem ocorra de forma segura estimulando o aluno a reconhecer as suas potencialidades, bem como, o encoraja e estimula a enfrentar novos desafios.

Assim, a postura do professor da EJA é de reflexão sobre a sua atuação em sala de aula, construindo conhecimento a partir da sua prática pedagógica, mas também de receptividade e abertura para a mudança com dedicação e comprometimento com os seus alunos.

Na Educação na EJA é fundamental acreditar na capacidade de aprender de cada um, para o resgate da autoconfiança visando à formação do cidadão com protagonismo e participação social.

Mônica Lobo de Athayde
Pedagoga do CEEBJA

  Outros artigos de Mônica Lobo!                                                                                                 



A decisão de voltar a estudar e o aluno da EJA -  Educação de Jovens e Adultos. Dentre as características da Educação de Jovens e Adultos...

Dialogando na Educação de Jovens e Adultos todos podem aprender. No caso da Educação de Jovens e Adultos, o diálogo entre ...